Notícias e Opinião

On Wings of Wast – aumentando a conscientização sobre o descarte de resíduos plásticos nos oceanos e destacando uma nova fonte de combustível.

O plástico é um material muito útil no nosso dia a dia, porém de difícil degradação na natureza, tornando imprescindível a reutilização e reciclagem desse material. Aliado a isso, estamos, no momento atual, buscando formas alternativas de produção de combustíveis, devido à finitude dos combustíveis derivados de petróleo.

O projeto On Wings of Wast (Nas asas de lixo) busca ajudar a conscientizar o mundo sobre o problema das milhões de toneladas de plástico que são descartados no mar a cada ano. O piloto australiano Jeremy Rowsell é o idealizador da ideia e se inspirou enquanto voava sobre o Pacífico de onde pode ver o grande lixão do Pacífico, que prejudica muitos animais que confundem o plástico com comida.

Como mostra o vídeo acima, há outros movimentos para a conscientização sobre o problema, mas Jeremy foi além, sugerindo uma possível solução: a produção de combustível a partir do plástico – e tem tido o apoio de algumas empresas, como a Plastic Energy S.L. que produz o combustível, além do apoio de celebridades como Sir David Attenbourough.

A tecnologia de conversão de plástico em combustível pode ser parte da solução para a reutilização do lixo plástico, sendo um combustível mais eficiente e limpo que os convencionais, além de poder reduzir os gases que causam o efeito estufa e contribuem para o aquecimento do planeta.

Recentemente Jeremy realizou um voo de Sydney a Melborne, na Austrália, usando uma mistura de combustível convencional e 10% de combustível feito a partir de resíduos plásticos.

“Após anos de preparo e muitas vitórias e decepções nós finalmente mostramos que as 8 milhões de toneladas de plástico jogadas no oceano a cada ano podem ter um bom uso.” – disse Jeremy.

O vôo de Jeremy poderia ter um efeito profundo na indústria da aviação. A aeronave A747 em um vôo de 10 mil quilômetros queima 36 mil litros de combustível. Se 3.600 galões desse combustível fossem provenientes de resíduos plásticos, seria o equivalente a 18 toneladas de resíduos de plástico que seriam despejados no oceano. Considerando os 1.200 voos por dia que são feitos a partir de Heathrow (Aeroporto de Londres), aproximadamente 21.600 toneladas de resíduos de plástico seriam transformados de poluente para combustível, todos os dias.

A Plastic Energy usa um processo chamado TAC (Thermal Anaerobic Conversion – Conversão Anaeróbica Térmica). Os plásticos são aquecidos em um ambiente livre de oxigênio para evitar que queimem e, em seguida, são quebrados em seus hidrocarbonetos componentes para criar o equivalente a um destilado de petróleo. Isso pode ser separado em diferentes combustíveis. Como não há queima dos plásticos, mas sim um processo de fusão, não existem emissões tóxicas liberadas para o ambiente.

Hidrocarbonetos são compostos que apresentam exclusivamente átomos de carbono e hidrogênio na molécula, sendo que no petróleo podem existir hidrocarbonetos com mais de trinta átomos de carbono por molécula. Vários combustíveis que usamos diariamente são misturas de hidrocarbonetos que derivam do petróleo, os mais corriqueiros são o gás de cozinha, a gasolina, o querosene e o óleo diesel.

derivados-de-petroleo

Apesar dos desafios econômicos para atingir a produção em larga escala, a ideia é excelente e merece ser levada em conta e estudada.

Abaixo, um vídeo (em inglês) de Jeremy falando sobre o projeto e convidando as pessoas a participarem da causa.

 

Para saber mais ou fazer doações acesse o site do projeto:

http://www.onwingsofwaste.org/index.php

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s