Microbiologia

Principais viroses em seres humanos

Em um post anterior nós já vimos as principais características dos vírus. Hoje, trago um pequeno resumo de conhecidas doenças humanas causadas por vírus. São elas: AIDS, catapora, caxumba, dengue, febre amarela, gripe, hepatites virais, herpes simples, raiva, poliomielite, rubéola, sarampo, HPV, hantaviroses, ebola, SARS, chikungunya e zica.

 

ATENÇÃO: o intuito desse post é apenas apresentar um panorama das doenças de forma resumida, nenhuma delas está sendo abordada de forma completa, talvez em uma outra oportunidade, caso isso aconteça adicionarei os links nessa página.

 

 

AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)

 

Tipo de vírus: RNA

Sigla/Sorotipos: HIV1 e HIV2

Transmissão: relação sexual, transfusão de sangue, instrumentos cirúrgicos contaminados, transmissão vertical (mãe para feto).

Período de incubação: 2-3 anos.

Ação e sintomas: o vírus invade e destrói linfócitos T auxiliadores (CD4+), que são responsáveis por ativar outros linfócitos que formam o exército de defesa do organismo, assim o doente fica com a imunidade comprometida e vulnerável a doenças oportunistas.

Cuidados e Prevenção: não há vacina nem cura definitiva; Recomenda-se o uso de preservativos, controle de qualidade do sangue de transfusões, utilização de seringas e agulhas descartáveis, esterilização de instrumentos cirúrgicos e instrumentos cortantes de uso exclusivo pessoal.

___________________________________________

Catapora (varicela)

 

Tipo de vírus:  DNA

Sigla/Sorotipos: Vírus Varicela-Zoster (VVZ) ou Herpesvírus Humano tipo 3 (HHV-3)

Transmissão: gotículas de saliva, contato com lesões da pele do doente, roupas ou objetos contaminados (penetração por mucosa das vias respiratórias).

Período de incubação: 12 dias.

Sintomas:  febre, prostração, dores de cabeça, pequenas manchas vermelhas na pele, que se transformam em bolha com líquido claro, que se espalham pelo corpo. O líquido se torna amarelo e forma-se uma crosta escura que se desprende sozinha (coceira incômoda).

Cuidados e Prevenção: existe vacina; O doente deve permanecer em repouso e não coçar as feridas.

___________________________________________

 

Caxumba (parotidite)

 

Tipo de vírus:  RNA

Sigla/Sorotipos: Mumps vírus (MuV)

Transmissão: gotículas de saliva, secreções nasais, objetos contaminados (penetração pelas vias respiratórias ou pela boca).

Sintomas: inflamação das parótidas (maiores glândulas salivares), pela corrente sanguínea pode chegar a outros órgãos (testículos, ovários, pâncreas e cérebro).

Cuidados e Prevenção: há vacina.

_______________________________________________________

Dengue

 

Tipo de vírus:  RNA

Sigla/Sorotipos: DEN-1 (ou DENV-1), DEN-2 (ou DENV-2), DEN-3 (ou DENV-3), DEN-4 (ou DENV-4)

Transmissão: picada pela fêmea do mosquito Aedes aegypti (possui ciclo reprodutivo com ovo, 4 tipos de larvas, pupa e adulto).

Sintomas: dengue clássica – febre, prostração, cefaleia, aumento dos gânglios linfáticos, dores musculares e nas articulações; dengue hemorrágica – sintomas da clássica adicionado de hemorragias intestinais, vômitos e inflamação do fígado.

Cuidados e Prevenção: tratamento com repouso, ingestão de líquidos e paracetamol (não pode usar o ácido acetilsalicílico – aspirina, pois a ação anticoagulante do medicamento pode induzir sangramentos). Não existe vacina e a prevenção está no combate ao mosquito transmissor (principalmente evitando o acúmulo de águas paradas).

________________________________________________

Febre amarela

 

Tipo de vírus:  RNA

Sigla/Sorotipos: YFV

Transmissão: picada do mosquito fêmea dos gêneros Aedes (febre amarela urbana) e Haemagogus (febre amarela silvestre).

Período de incubação: 4-5 dias

Sintomas: febre alta, calafrios, dor de cabeça, prostração, vômitos, dores musculares, bradicardia, hemorragias, comprometimento renal e hepático.

Cuidados e Prevenção: combate ao mosquito transmissor e vacinação de pessoas que frequentam áreas endêmicas.

_____________________________________________

 

Gripe (Influenza)

 

Tipo de vírus: RNA

Sigla/Sorotipos: Há 3 tipos de vírus da Influenza, chamados de Influenza A Influenza B e Influenza C já detectados na espécie humana. Sofrem muitas mutações podendo produzir novos sorotipos necessitando a atualização das vacinas a cada ano. O vírus da Influenza sazonal evolui continuamente, sendo que só dois subtipos do vírus da Influenza A (H1N1 e H3N2) estão atualmente em circulação entre as pessoas.

Transmissão: gotículas de saliva e secreções nasais (penetra pela boca, cavidades nasais e se instala no sistema respiratório)

Período de incubação: 1-4 dias

Sintomas: febre, prostração, dor de cabeça, dores musculares, tosse, espirros, obstrução nasal.

Cuidados e Prevenção: repouso e ingestão de líquidos; vacina contra alguns tipos.

__________________________________________

 

Hepatites virais

 

Siglas e Tipo de vírus: HAV (tipo A – RNA); HBV (tipo B – DNA); HCV (tipo C – RNA)

Transmissão: Tipo A – via digestiva (agua e alimentos contaminados por fezes de indivíduos doentes); Tipo B – via parental (inoculação subcutânea de sangue contaminado), material cirúrgico contaminado, relações sexuais, lágrimas, saliva; Tipo C – semelhante a B (sangue e sexo).

Período de incubação: A – 20-40 dias, B – 60-180 dias.

Sintomas: A e B – febre, mal estar, anorexia, náuseas, vômitos, dor de cabeça, dores abdominais, hepatomegalia, icterícia; C – forma crônica pode evoluir para cirrose hepática e predispor câncer de fígado.

Cuidados e Prevenção: A – saneamento e higiene, há vacina; B – esterilização de cirúrgicos reutilizáveis, agulhas e seringas descartáveis, sexo seguro, há vacina; C – cuidados semelhantes ao B, mas não há vacina.

________________________________________

Herpes simples

Tipo de vírus:  DNA

Sigla/Sorotipos: HSV-1 e HSV-2

Transmissão: pessoa a pessoa (contato direto), sendo o tipo 1 por via oral (saliva) e o tipo 2  via genital (DST).

Sintomas: pequenas vesículas na mucosa da pele (lábios e genitais) que se manifestam principalmente com alguns gatilhos (baixa imunidade, estresse), pois o vírus pode permanecer latente.

Cuidados e Prevenção: as medidas preventivas são praticamente inexistentes, pois há uma alta disseminação na humanidade, mas é recomendado evitar contato direto na fase da manifestação da doença.

____________________________________________

Hidrofobia (Raiva)

Tipo de vírus:  RNA

Sigla/Sorotipos: RABV, LBV, MOKV, DUVV, EBLV-1, EBLV-2, ABLV

Transmissão: saliva de animais contaminados, principalmente cão e gato, lambidas em regiões com ferimentos e mordida.

Período de incubação: 20-60 dias (pode depender da quantidade inoculada ou distância do Sistema Nervoso Central – SNC).

Sintomas: o vírus atinge SNC, inicialmente causa febre moderada, cefaleias, insônia, ansiedade, dor e formigamento no local da mordida, passando para excitação cerebral com crises de delírio e agressividade, espasmos musculares dolorosos, convulsões, paralisia, aumento da temperatura e asfixia terminal; o nome hidrofobia está relacionado ao fato do doente evitar engolir até mesmo a própria saliva, em consequência de espasmos dolorosos dos músculos da faringe

Cuidados e Prevenção: vacinação de cães e gatos, recolhimento de animais soltos na rua, vacinação da pessoa mordida (caso o animal não seja vacinado) e observação do animal por 10 dias; vacinação em massa do gado, especialmente onde há morcegos hematófagos.

______________________________________________

  

Poliomelite (Paralisia infantil)

Tipo de vírus:  RNA

Sigla/Sorotipos: PV1, PV2 e PV3

Transmissão: penetra no organismo por via digestiva, junto com água e alimentos contaminados; pessoa-pessoa pela saliva ou secreções nasais.

Ação: após penetração multiplica-se no intestino, invade corrente sanguínea e dissemina até atingir medula e SNC.

Cuidados e Prevenção: vacina Salk e Sabin, sendo esta a mais usada e em gotas (a vacina do Zé Gotinha)

__________________________________________________

 

Rubéola

Tipo de vírus:  RNA

Sigla/Sorotipos: Rubella virus

Transmissão: gotículas de saliva, secreções nasais e contato direto (penetração pela mucosa das vias respiratórias e disseminação pela corrente sanguínea).

Período de incubação: 2-3 semanas.

Sintomas: mal-estar, febre baixa, aumento de gânglios linfáticos cervicais (pescoço) e erupções cutâneas (exantema) de manchas rosadas na pele; o vírus pode infectar a placenta e atingir o feto provocando anomalias (surdez, microcefalia, defeitos cardíacos), o que é pior no início da gestação.

Cuidados e Prevenção: há vacina; sem tratamento específico, defesa natural do organismo.

_______________________________________________

Sarampo

Tipo de vírus:  RNA

Sigla/Sorotipos: Morbilivirus (MV)

Transmissão: secreções dos olhos, nariz, garganta, gotículas de saliva (tosse e espirro disseminam no ar), penetração por via respiratória e disseminação por corrente sanguínea. Atinge principalmente crianças de até 10 anos.

Período de incubação: 10 dias.

Sintomas: febre, corrimento nasal, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, pontos brancos na mucosa bucal (manchas de Koplik), exantema de manchas vermelhas; diminuição de resistência do organismo tornando o doente suscetível a outras infecções, por isso causa complicações frequentes em crianças desnutridas e debilitadas.

Cuidados e Prevenção: há vacina.

_________________________________________

HPV – Verrugas (papilomas) genitais

Tipo de vírus:  DNA

Sigla/Sorotipos: Existem mais de 150 subtipos

Transmissão: contato sexual (apesar de extremamente raro, é possível transmissão por piscinas, banheiros públicos, uso compartilhado de sabonete, toalha, roupas íntimas) e também pelo parto.

Sintomas: alguns subtipos são menos agressivos e outros mais, podendo desencadear processos neoplásicos cancerígenos (câncer do colo do útero, vagina, vulva, reto, ânus, pênis, esôfago por causa do sexo oral); em muitos casos permanece latente.

Cuidados e Prevenção: exame Papanicolau, identificação do DNA do vírus; cauterização, antivirais, até quimio e radioterapia; há vacinas para pessoas de até 26 anos

_______________________________________________

Hantaviroses

 

Tipo de vírus:  RNA

Sigla/Sorotipos: corresponde a um grupo de vários vírus, entre eles estão ANDV, BAYV, BCCV, CADV, CHOV, DOBV, HTNV, ISLAV, KHAV, LANV, MULV, NYV, PHV, PUUV, RIOMV, RIOSV, SEOV, SNV, THAIV, TPMV, TULV, TOPV

Transmissão: roedores silvestres são reservatórios; o ser humano inala aerossóis formados por secreções e excreções de roedores infectados; ingestão de água e alimentos contaminados, mordedura de roedor, contato do vírus com mucosas.

Sintomas: febre hemorrágica com síndrome renal (HFSR), síndrome pulmonar por hantavírus (HPS), sendo este encontrado nas américas, causa febre, dores musculares, dor abdominal, vômitos, cefaleias, taquipneia, taquicardia, hipertensão, edema pulmonar e insuficiência respiratória aguda (alta taxa de letalidade).

Cuidados e Prevenção: higiene, saneamento, melhoria das condições de vida e moradia, tornando impróprio à instalação e proliferação de roedores

______________________________________________

Febre hemorrágica pelo vírus Ebola

Tipo de vírus: RNA

Sigla/Sorotipos: EBOV

Transmissão: seringas e agulhas infectadas reutilizadas, pessoa a pessoa por contato íntimo sexual.

Período de incubação: 2-21 dias

Sintomas: febre hemorrágica extremamente letal; febre, calafrios, dores de cabeça, anorexia, náuseas, dor abdominal, dor de garganta e prostração profunda; exantema no tronco, conjuntivite hemorrágica, úlceras sangrentas em lábios e boca, sangramento gengival, hemorragia do estômago, fezes sanguinolentas (o vírus apresenta tropismo pelas células hepáticas e do sistema retículo endotelial).

Cuidados e Prevenção: vigilância sanitária, isolamento dos doentes por “barreira técnica”; recentemente (12/2016) houve relato de uma vacina 100% eficaz.

____________________________________________

Sars (pneumonia asiática)

Tipo de vírus:  RNA

Sigla/Sorotipos: Sars-CoV

Transmissão: pessoa a pessoa, contato próximo, gotículas expelidas pela tosse, objetos contaminados.

Período de incubação: 3 dias.

Sintomas: febre acima de 38°C, tosse seca, fadiga, dificuldades respiratórias, insuficiência respiratória.

Cuidados e Prevenção: os doentes devem permanecer isolados, administração de medicamentos antivirais e para aliviar os sintomas, evitar o contato com pessoas doentes, orientação a viajantes em terminais de viagens em local de epidemia.

____________________________________________

Febre Chikungunya

Tipo de vírus:  RNA

Sigla/Sorotipos: CHIKV

Transmissão: pela picada da fêmea do vetor Aedes aegypti e Aedes albopictus (só tem-se uma vez, depois a pessoa fica imunizada).

Período de incubação: 2-12 dias.

Sintomas: 30% assintomáticos; febre alta, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, dor de cabeça, muscular e manchas vermelhas na pele.

Cuidados e Prevenção: sem vacina ou tratamento específico, não se deve tomar aspirina (ácido acetilsalicílico) pelo risco de hemorragia e sim paracetamol; repouso absoluto e líquidos; prevenção pela eliminação de criadouros dos vetores.

_______________________________________

Zika

 

Tipo de vírus:  RNA

Sigla/Sorotipos: ZIKV

Transmissão: pela picada do vetor Aedes aegypti, com evidências de possibilidade de transmissão sexual e pelo vetor Culex.

Sintomas: 80% assintomático; dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos; pode acontecer inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos; formas graves são raras, mas pode levar a óbito; pode provocar a síndrome de guillain-barré (fraqueza muscular e paralisia dos músculos) e microcefalia (malformação congênita com perímetro cefálico baixo, que leva ao retardo mental) de fetos em caso de contaminação da gestante.

Cuidados e Prevenção: sem tratamento específico e sem vacina, aspirina não é recomendada e sim paracetamol; prevenção pelo controle de criadouro do vetor.

Anúncios

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s